Patrick Morais Consultores Imobiliários

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Porque é que o Home Staging é tão importante na hora de vender casa?

Indíce

Se está à procura de uma forma eficaz de vender o seu imóvel mais rapidamente, o home staging pode ser a solução ideal para si! O objetivo do home staging é fazer com que os potenciais compradores se sintam em casa desde o momento em que entram no imóvel, ajudando-os a visualizar-se a viver naquele espaço.

Muitas pessoas têm dificuldade em imaginar como seria viver numa casa que ainda não está mobilada ou decorada. O home staging é uma técnica que ajuda a preencher essa lacuna, permitindo que os compradores vejam como seria viver naquele espaço e se conectem emocionalmente com ele.

Além de ajudar os compradores a visualizar o espaço, o home staging pode ter outras vantagens significativas.

Neste artigo, descubra quais as principais vantagens do home staging e como o integrar na sua estratégia.

O que é o Home Staging?

 
O home staging é uma estratégia de venda de imóveis que surgiu nos Estados Unidos nos anos 70. Esta técnica envolve pequenas mudanças no espaço para torná-lo mais atrativo para potenciais compradores. Através de formas de decoração e disposição de móveis, é possível destacar as características positivas do imóvel. Isso é especialmente útil quando se tenta vender um espaço vazio, onde pode ser difícil para os compradores visualizarem todo o potencial do imóvel. O objetivo principal da realização do home staging consiste em tornar o espaço mais apelativo para os clientes compradores.
 

Vantagens Home Staging:

 
  1. Melhora a apresentação online do imóvel

Ao preparar um anúncio imobiliário para a venda do imóvel, o consultor imobiliário provavelmente irá solicitar fotografias e vídeos do espaço. Para tornar o imóvel mais atrativo aos olhos dos potenciais compradores, é fundamental que ele seja apresentado da melhor forma possível. Além disso, é comum ser difícil ter uma boa ideia do espaço e áreas em anúncios imobiliários online. O uso do home staging pode ajudar a evidenciar melhor os pontos fortes do seu imóvel.
 
  1. Acelera o processo de venda do imóvel

O home staging torna o imóvel mais atrativo para os potenciais compradores e isso reflete-se em um melhor anúncio imobiliário, mais pedidos de contato e, em última instância, em um processo de venda mais rápido. Segundo a última pesquisa da NAR (National Association of Realtors), 82% dos compradores que visitaram imóveis com home staging realizado afirmaram que foi mais fácil visualizar o espaço como a sua futura casa. Isso significa que o processo de venda é mais rápido.
 
  1. Valorização Imóvel

Ao valorizar o seu imóvel antes de o vender, poderá não só acelerar o processo de venda, mas também obter um preço de venda mais elevado. Embora deva sempre seguir os preços de mercado, é importante lembrar que muitas vezes o valor de um imóvel é percecionado e pode ser influenciado por fatores como a apresentação e o estado de conservação. Um consultor imobiliário poderá ajudá-lo a determinar o valor de mercado adequado ao seu imóvel.
  1. Cliente visualiza como o espaço pode ficar

Este ponto enfatiza a importância de ajudar o cliente a visualizar o potencial de um espaço, especialmente em casos de imóveis pequenos ou com áreas desafiantes. Muitas vezes, é difícil para os compradores imaginar como podem adequar o espaço às suas necessidades, o que pode deixá-los indecisos na decisão de compra. É aqui que entra o home staging, uma técnica que utiliza a decoração e organização de interiores para melhorar a apresentação do imóvel. Com um bom projeto de home staging, é possível mostrar aos potenciais compradores como o espaço pode ser utilizado de forma eficiente, destacando as suas características únicas e aumentando o interesse e valor percebido pelo imóvel.

Tipos de Home Stagings

Existem diferentes tipos de home staging que podem ser utilizados, dependendo da situação do imóvel que se pretende vender. Caso resida no imóvel, então falamos de home staging real, onde são recomendados cuidados adicionais durante as visitas ao imóvel. Se o imóvel estiver vazio, pode optar pelo home staging tradicional, onde uma empresa mobíla e decora o espaço. No entanto, se acha este processo muito complexo, pode optar pelo home staging virtual, que é feito através de edição de imagens. É importante escolher o tipo de home staging que melhor se adapte às suas necessidades para que possa valorizar o imóvel da melhor maneira possível.
 

O que ter em consideração no processo Home Staging

No processo de home staging, é fundamental considerar alguns aspetos para preparar o imóvel para potenciais compradores. É importante ter em mente que cada pessoa tem suas preferências e gostos pessoais, por isso, é recomendado um home staging neutro, que permita ao cliente projetar personalidade ao espaço.
Alguns pontos importantes a considerar são:
  • Utilizar cores neutras: evite paredes garridas ou elementos decorativos fortes que possam não agradar a todos. Uma pintura geral pode ser uma boa opção para harmonizar as divisões principais;
  • Manter a limpeza e organização: é importante que o imóvel esteja sempre limpo e organizado para causar uma boa impressão;
  • Aproveitar a luz natural: a luz natural é um elemento importante para valorizar o espaço, por isso, deixe as cortinas abertas e a luz entrar;
  • Retirar objetos pessoais: retire fotos, objetos pessoais e quaisquer pertences que possam distrair os potenciais compradores;
  • Investir em elementos de decoração: almofadas, tapetes e outros acessórios podem fazer a diferença para tornar o ambiente mais acolhedor e atraente aos olhos dos compradores.
 
No processo de home staging, é importante prestar muita atenção aos detalhes. Pequenos problemas como lâmpadas fundidas, marcas na parede, sinais de bolor ou humidade, ou torneiras enferrujadas podem parecer insignificantes à primeira vista, mas podem ter um grande impacto na perceção do potencial comprador.
Por isso, certifique-se de que o imóvel está em perfeitas condições e que não há nenhum problema menor que possa prejudicar a venda. Lembre-se que, muitas vezes, são os pequenos detalhes que fazem toda a diferença no momento de fechar negócio.

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